Página Inicial / Análise / Análise Pro Evolution Soccer 2017

Análise Pro Evolution Soccer 2017

A série Pro Evolution Soccer, da produtora japonesa KONAMI, teve origem no ano de 2001 e desde então apresentou serialização anual, sendo o seu último título, PES 1017, lançado no dia 13 de setembro de 2016 para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e na Steam para usuários de PC.

pes-2

O jogo traz os modos LIGA MASTER, myClub e RUMO AO ESTRALADO (presentes no modo vida futebolística), as partidas offline, que podem ser realizadas tanto contra a CPU como em modo multiplayer se divertindo com seus amigos, e o já clássico modo de divisões online onde o objetivo é enfrentar os mais experientes jogadores de PES para se chegar ao topo dos melhores jogadores (divisão 1).

O novo jogo traz clubes licenciados que fizeram parceria com a empresa como o Barcelona da Espanha, Borussia Dortmund da Alemanha, Liverpool da Inglaterra, River Plate da Argentina e Corinthians e Flamengo do Brasil. A Konami também anunciou o licenciamento completo do campeonato brasileiro. Quanto aos estádios presentes no jogo, o Camp Nou casa do Barcelona é exclusivo do PES e os estádios Anfield Road (Liverpool) e Signal Iduna Park (Borussia Dortmund) chegam através de DLC.

pes-1

A jogabilidade do jogo foi bem desenvolvida, assim como a inteligência artificial dos jogadores parece ter melhorado já que ficou bem mais difícil criar jogadas de velocidade devido à forte marcação dos jogadores de defesa que conseguem desarmar com certa facilidade se você estiver partindo para o ataque na correria. Isso obriga o jogador a criar jogadas a partir de passes no meio de campo e utilizando a criatividade dos jogadores de meio para se chegar aos jogadores do ataque e atingir a meta adversária.

pes-4

Os gráficos do jogo evoluem a cada versão que é lançada, se aproximando cada vez mais dos rostos reais dos jogadores o que aumenta a imersão dentro do jogo, trazendo a sensação de realmente estar dentro de um jogo de futebol, tudo isso graças a nova engine trazida para o jogo, a FoxEngine. Os campos de futebol licenciados copiam com fidelidade o formato da arena e o jeito como se comporta sua torcida, um exemplo disso é no caso da torcida do Liverpool e seu icônico canto “You Will Never Walk Alone” que é possível escutar durante a partida, além disso temos o Camp Nou que também foi licenciado pela Konami e está fielmente reproduzido no jogo junto ao canto de sua torcida catalã.

A trilha sonora de PES 2017 está muito bem elaborada com 12 sound tracks presentes no jogo e que tocam de maneira aleatorizada durante a sua campanha, seja ela durante o modo Liga Master enquanto você gerencia seu clube (fazendo contratações, reformulando contratos) em um verdadeiro papel de manager, ou até mesmo enquanto realiza a escolha de seu time para fazer uma partida rápida, será possível apreciar essa lista de músicas que conta com sucessos como Hold back the river (James Bay) e On my mind (Ellie Goulding). Segue abaixo a lista de músicas presentes no jogo.

Thank you – All Twins

Clean – Big Data

On my mind – Ellie Goulding

In my head – Galantis

Keep together – Hunter Hunted

Hold back the river – James Bay

In the middle – JR JR

Genghis khan – Miike Snow

High – Penking Duk

Where are u now – Skrillex and Diplo

Ride – Twenty One Pilots

Parking lot – Vant

Ainda quanto aos aspectos sonoros do jogo, como disse anteriormente, a versão desse ano apresenta a narração icônica de Milton Leite e a presença de alguns de seus bordões característicos como o “Que beleza”. Mauro Beting continua sendo o comentarista.

pes-3

 

O grande número de troféus que o jogo apresenta para se conquistar, os diversos modos presentes no jogo tais como, a carreira futebolística que, apresenta os modos de Liga Master que permite o jogador vivenciar a carreira como gerente de um clube e o Rumo ao estrelado que nos permite ter a experiência de jogar na pele de um jogador de futebol profissional conhecido ou que o jogador decida criar do zero e tomar as decisões por ele traz uma gama de possibilidades para que o jogador gaste várias horas se divertindo nos modos do jogo. Sem falar ainda dos modos online my Club e as partidas online.

pes-6

Concluindo, PES 2017 é um ótimo título para se ter em jogos desse gênero, suas atualizações semanais irão deixar o jogo mais próximo da realidade se baseando no desempenho dos próprios jogadores na vida real. Apesar de alguns times não estarem licenciados no jogo e apresentarem nomes genéricos, os principais jogadores das maiores ligas do mundo estão licenciados sendo possível identificar por eles quais são os clubes sem o licenciamento.

A série Pro Evolution Soccer, da produtora japonesa KONAMI, teve origem no ano de 2001 e desde então apresentou serialização anual, sendo o seu último título, PES 1017, lançado no dia 13 de setembro de 2016 para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e na Steam para usuários de PC. O jogo traz os modos LIGA MASTER, myClub e RUMO AO ESTRALADO (presentes no modo vida futebolística), as partidas offline, que podem ser realizadas tanto contra a CPU como em modo multiplayer se divertindo com seus amigos, e o já clássico modo de divisões online onde o objetivo…

Notas

Jogabilidade - 9
Diversão - 9.5
Gráficos - 9.5
Som - 9.5
Fator Replay - 10

9.5

Ótimo

Pro Evolution Soccer 2017 foi lançado para Xbox One, Playstation 4 e PC no dia 13 de Setembro de 2016.

User Rating: 4.8 ( 2 votes)
  • Anderson L Rosario

    Gostei da análise! O jogo realmente é bem imersivo e divertido.