Página Inicial / Análise / Análise Uncharted 4: A Thief’s End

Análise Uncharted 4: A Thief’s End

Uncharted 4: A Thief’s End é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Naughty Dog, publicado pela Sony e lançado exclusivamente para Playstation 4 no dia 10 de maio de 2016.

Uncharted 4

Antes de mais nada para quem não conhece a série Uncharted eu preciso fazer uma breve introdução sobre essa grande e bem-sucedida série de jogos. Uncharted 4 é o quarto jogo da série principal, cujo os jogos a seguir foram lançados respectivamente para Playstation 3: Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake’s Deception. Todos esses 3 jogos também podem ser jogados atualmente no PS4 porque no dia 7 de outubro de 2015 foi lançando o Uncharted: The Nathan Drake Collection que reuniu todos os três jogos remasterizados.

A franquia também possui mais dois spin-offs de PlayStation Vita, o Uncharted Golden Abyss, lançado em 22 de fevereiro de 2012 e o outro que é um jogo de cartas, o Uncharted Fight For Fortune lançado no dia 4 de dezembro de 2012.

Agora que essa breve introdução sobre a franquia foi feita vamos discutir de fato sobre o Uncharted 4, mas antes se você ainda não jogou os 3 primeiros jogos eu te aconselho a ir atrás deles antes de jogar o quarto, porque mesmo ele sendo um ótimo jogo isolado, Uncharted 4 consegue ser melhor ainda para quem é fã da franquia e da Naughty dog como um todo. yazi_88495_2 Uncharted 4: a Thief’s End tinha uma grande responsabilidade sobre ele porque além de ter sido vendido como o último jogo em que teríamos Nathan Drake como protagonista e talvez também fosse o último jogo da franquia, e, além de tudo isso, ele foi o primeiro jogo lançado depois que a Naughty dog nos entregou o maravilhoso The Last of Us, que provavelmente foi um dos melhores jogos da geração passada e para muitos considerado o melhor jogo de Playstation 3.

Antes de mais nada eu posso lhe dizer que mesmo com toda essa responsabilidade a Naugthy Dog realmente conseguiu nos entregar um jogo a altura e que provavelmente conseguiu suprir todo o hype que tinha sobre o jogo.

O jogo já começa em um momento de ação frenética em que Nathan Drake e um personagem até então desconhecido o acompanhava, os dois estão em um barco no meio de uma tempestade sendo perseguidos por vários outros barcos, durante o momento de ação o barco em que eles estavam é atingido e a partir desse momento a cena corta para você jogando o tutorial com o Nathan criança.

O que eu vou dizer agora não é nenhum spoiler e é bom para um entendimento melhor da análise. O personagem que o acompanhava neste momento do jogo é o irmão mais velho de Nathan Drake, ele é o Samuel Drake. Nathan achava que seu irmão estava morto há muitos anos por um motivo que é mostrado mais a frente e ele se culpava pela morte de seu irmão. Assim que Sam reaparece ele convida Nathan para caçar o tesouro perdido do pirata Henry Avary com a desculpa que ele está devendo dinheiro para um criminoso muito perigoso e que ele tem pouco tempo para achar o tesouro e a partir desse momento que o jogo realmente começa. Uncharted-4-Nathan-e-Sam-Index-800x450 Uncharted 4 tinha um grande desafio de desenvolver essa história sem deixar pontas soltas já que o irmão de Nathan nunca foi citado nos jogos anteriores e sabiamente a Naughty Dog conseguiu fazer isso, eles conseguiram dar motivos suficientes para que Nathan nunca precisasse falar sobre o seu irmão nos últimos jogos, além disso durante o jogo você tem o tempo suficiente para acreditar que aqueles eram dois irmãos que não se viam há muitos anos e que estavam reaprendendo a conhecer um ao outro novamente.

Apesar de você ver que Nathan Drake amava o seu irmão, o jogo te passa a sensação que o chamado de Sam para uma nova aventura era algo que poderia ter várias consequências na vida de seu irmão mais novo, ainda no início do jogo você consegue ver que o Nathan tinha se aposentado daquela vida de explorador e caçador de tesouros e que ele tinha se casado com Elena, e que eles estavam tentando levar uma vida normal.

Uma das coisas mais gratificantes do jogo além de ter uma história muito bem escrita, uma jogabilidade muito boa e gráficos maravilhosos, são as referências dos últimos jogos que são passadas de uma forma muito sutil que está ali para o velho jogador de Uncharted e que não vai fazer o jogador mais novo que está começando a franquia a partir do quarto jogo ficar perdido, e para quem é da velha guarda que jogou o Playstation 1 existe uma surpresa no jogo que vai agradar a todos os fãs da Naughty Dog.

Eu acho melhor não aprofundar muito a história do jogo nessa análise porque é melhor deixar todas as surpresas para o jogador então vamos aprofundar um pouco mais no aspecto técnico do jogo. 11111808-1161743550519382-4929884616035517381-o_7uv2.1920 Tecnicamente Uncharted 4 é quase que impecável, ele está muito polido e raramente você encontrará bugs, em várias partes do jogo você vai ser perguntar como esse jogo está rodando no Playstation 4 porque claramente é o jogo mais bonito dessa geração até o momento, a paleta de cores do jogo é muito bonita e a direção de arte do jogo é incrível, em vários momentos você se depara com paisagens que parecem pinturas, claramente a direção de arte do jogo teve influência de The Last of Us assim como a história e o desenvolvimento de personagens. Uncharted_4__A_Thief_s_End__20160501192631.0

É incrível como alguns detalhes fazem muita diferença no resultado final, uma coisa que eles adicionaram nesse jogo foi que quando os personagens estão conversando enquanto você está dirigindo e por algum motivo você interrompe eles e sai do carro a sensação é que você perdeu aquele diálogo mas quando você volta para o carro os personagens voltam a falar de onde pararam de uma maneira muito fluída e natural, por exemplo, eles dizem “Como eu estava falando antes” ou “Voltando ao assunto” ou “Aonde eu parei mesmo? Ha lembrei” isso pode parecer uma bobagem mas faz com que a sua imersão no jogo seja mais profunda.

A jogabilidade do jogo também está muito bem-feita, agora eles adicionaram um gancho que no combate faz toda a diferença, as hordas de inimigos agora são bem menos do que nos jogos anteriores e isso é uma coisa boa porque antes você ficava horas enfrentando várias hordas seguidas e agora é algo muito mais contida.

As fases onde ocorrem os combates são muitos mais verticais e com a introdução do gancho o gameplay ficou muito mais fluído durando o combate, outra coisa que agora é muito mais bem-feito e que realmente funciona é o stealth, agora você pode começar o combate em modo stealth e mesmo que os inimigos te encontre você consegue se esconder novamente.

d80a8ae11c3ff1a2caf5a0c4351f4343

Uncharted 4: A Thief’s End encerra a sua série de uma forma gloriosa e com muito respeito a todos os personagens que viemos acompanhando durando esses últimos nove anos. Com certeza o jogo é uma marco em todos os aspectos, ele possui cenas de ação que provavelmente foram as melhores cenas já feitas em um jogo. Se você gosta de jogo cinematográfico, Uncharted 4 é um primor e a Naughty Dog acertou novamente nesse aspecto, com certeza em termo de aventura pura, Uncharted 4 é uma das melhores coisas lançada nos últimos anos. No aspecto técnico todos os jogos que vierem nos próximos anos precisarão olhar para Uncharted 4 para ver o que ele conseguiu fazer de melhor e tentar seguir um padrão.

Com certeza é um título obrigatório para quem é dono de um Playstation 4 e quem curte o gênero.

 

Uncharted 4: A Thief’s End é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Naughty Dog, publicado pela Sony e lançado exclusivamente para Playstation 4 no dia 10 de maio de 2016. Antes de mais nada para quem não conhece a série Uncharted eu preciso fazer uma breve introdução sobre essa grande e bem-sucedida série de jogos. Uncharted 4 é o quarto jogo da série principal, cujo os jogos a seguir foram lançados respectivamente para Playstation 3: Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake’s Deception. Todos esses 3 jogos também podem ser jogados atualmente no PS4…
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Gráficos - 10
Som - 10
Fator Replay - 10

10

Perfeito

User Rating: 4.81 ( 5 votes)