Página Inicial / Comparações / Comparação The Witcher 3 Blood and Wine

Comparação The Witcher 3 Blood and Wine

A nova região de Toussaint em The Witcher 3: Blood and Wine está espantosa no PC e para beneficiar esta área no PlayStation 4 e Xbox One, o estúdio CD Projekt RED focou-se numa abordagem mais eficiente para a memória a respeito do streaming de bens – ajudando a melhorar os FPS. Será que está à altura da versão PC, e será que existem problemas na performance?

Temos 1920×1080 nativo no PS4 e no Xbox One temos 1600×900. A imagem convertida no Xbox One cria algum blur mas a qualidade das texturas é idêntica. Cada uma está a par dos mapas de texturas de melhor qualidade do PC e felizmente, a geometria em Toussaint é igual, significando que terá esta bela área nos consoles em toda a sua glória como no PC.

Existe uma vantagem visual no PC e as diferenças entre as três versões recaem sobre as distâncias de visão. No PC temos uma distância de visão maior para as sombras, e temos mais árvores à distância. Nos consoles, geralmente temos a mesma densidade de folhagem e NPCs na praça principal. Existe um imenso detalhe em todas mas só no PC entendemos o que a definição ultra oferece.

Esta área está linda nos dois consoles mas e quanto a performance? Durante as primeiras duas horas tivemos 30fps quase perfeitos, e a jornada de Geralt a cavalo foi apenas interrompida por ocasionais quedas.

Quando nos aproximamos da cidade, o Xbox One começa a não conseguir o nível de performance do PS4. Ambas sofrem com quedas ao aproximar do castelo (momento único em que desce para 15fps) mas é o Xbox One que continua a perder frames. Numa área movimentada, o Xbox One fica entre os 28-30fps, enquanto no PS4 temos 30fps firmes.

Assim que chegamos ao centro da cidade corre bem mas até chegar lá o Xbox One tem mais problemas em segurar os 30fps. Nas primeiras batalhas o Xbox One tem problemas com cada golpe – especialmente quando as Scurver explodem. No seu pior, desce para 26fps enquanto no PS4 vai para 28fps. Em encontro com boss, não existe quedas em ambas as plataformas.

A performance da expansão está a par das melhores seções do jogo base. Tendo em conta a complexidade visual deste novo local, os fps são suaves nos dois consoles – apesar do PS4 segurar os 30fps com mais firmeza, apresentar distâncias de visão maiores para a folhagem e 1080p nativa. É impressionante o quanto da versão conseguem apresentar e só mesmo nos níveis superiores do castelo, nas perspectivas panorâmicas, vemos quedas nos consoles.

A CD Projekt Red continuou sempre a melhorar The Witcher 3, à procura de equilibrar os visuais e melhorar os fps nos consoles. Tecnicamente, esta expansão é o maior avanço, com optimizações que permite visuais mais ambiciosos e menos penalidades na performance. Pode ser a última expansão para a série The Witcher mas Blood and Wine é uma bela despedida – e um bom sinal do que Cyberpunk 2077 pode apresentar em cada console.

Fonte: Digital Foundry